segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Crescimento e Desenvolvimento económico num mundo interdependente


1. Apresente uma noção de interdependência.
R: independência é a consequência da especialização, através da divisão do trabalho, e é quase universal.


2. Distinga crescimento de desenvolvimento.
R: crescimento referi à taxa de crescimento percentual do produto Interno Bruto(PIB) ou do Produto Nacional Bruto(PNB) esta analise é puramente quantitativa e profundamente simplista. enquanto que Desenvolvimento referi por sua vez assumindo as múltiplas dimensões da vida humana, sendo um fenómeno qualitativo impossível de qualitativo.   

3. Apresente a maior revolução do século XX no Ocidente: o processo de emancipação femininaRefiraalterações estruturais económicas, demográficas e culturais decorrentes deste processo. 
R: A grande revolução do século XX  no Ocidente foi a liberdade das mulheres ,  apartir dos anos 60 as mulheres passaram tomar produtos químicos (pílulas) assim passaram a ter menos filhos, entraram na área agricola a trabalhar, ouve mais rendimento na família e as mulheres tiveram o mesmo direito de exercer uma função com os homens.

II Parte

4. Refira as seguintes ideias chave do conceito de desenvolvimento:

- Progresso social;
o IDH melhorou o seu desempenho o dobro da media global, ou seja, à grande melhoria na educação e saúde, tendo menos taxas de analfabetismo, menos taxa de mortalidade em terno de doença ...

- Economia;
A economia tendo em consideração as recursos ambientais, promove o bem-estar da humanidade e igualdade social, a grande riscos em termos das florestas e animais porque  a cada dia esta a desaparecer as florestas estão a ser feitas as fabricas e estradas....

- Eficiência;
a capacidade de produtiva é definida, entre outras coisas, pela tecnologia  disponível e pelo nível de eficiência no emprego dos factores de produção. uma sociedade que seja eficiente na produção e que entretendo , seja ineficiente na distribuição da riqueza seria ineficiente na produção de bem-estar.

- Equidade;

As desigualdade são especialmente injustas quando grupos específicos, quer devido ao género, raça, ou local de nascimento,enfrentam sistematicamente situações de desfavorecimento.


- Participação e liberdade;
o desenvolvimento humano consiste  no alargamento das liberdades e capacidades das pessoas para viverem vidas que valorizam e que tem motivos para viver.


- Sustentabilidade; 
o desenvolvimento humana sustentável constitui o alargamento das liberdades substantivas das pessoas do mundo actual.



- Segurança humana.
ter alimentação ,ter um bom ambiente e paz no centro da agenda sobre o desenvolvimento humano.


5. Identifica três aspectos pertinentes presentes no conceito de desenvolvimento do PNUD. * Português

R: A maioria das pessoas hoje em dia são mais saudáveis, vivem mais, são mais educados e têm mais acesso a bens e serviços.
-avançar a riqueza da vida humana, em vez de a riqueza da economia em que os seres humanos vivem.
- a abordagem do desenvolvimento humano tem afetado profundamente toda uma geração de decisores políticos e especialistas em desenvolvimento em torno dos milhares do mundo.


6. Defina os diversos indicadores do (sub) desenvolvimento acima referidos. Refira a relação entre os indicadores e o desenvolvimento dos países.
NOTAS: 1 - Consulte o Glossário do ALEA; 2 - Para pensar na relação com o desenvolvimento dos países pode utilizar o Public Data Explorer. Note que em cada indicador poderá ler a respectiva definição em (?). 

R: Económicos
PIB per capita = PIB sobre a população total +
Repartição sectorial da População Activa +
Estrutura do Produto +
Consumo de energia/aço/(...)/habitantes +
Indicadores do Comércio Externo +

Demográficos
Taxa de Natalidade nos  países mais desenvolvidas à menos taxa de natalidade do que nos países em-desenvolvimento.
Taxa de Mortalidade á menos taxa de mortalidade nos países desenvolvido   

Taxa de Mortalidade Infantil  á menos taxa de mortalidade infantil nos países desenvolvido  
Esperança Média de Vida à Nascença à mais esperança media de vidas à nascença nos países desenvolvidas.
Taxa de fecundidade á menos taxa de fecundidade nos países desenvolvido   
Taxa de Emigração á menos taxa de Emigração nos países desenvolvido   

Socio-Culturais
Taxa de Analfabetismo há menos taxa de analfabetismo nos países desenvolvido   
Nº Alunos/Professor há mais nº de Alunos/Professor nos países desenvolvido
Nº de anos de escolaridade obrigatória á mais nº de anos de escolaridade obrigatória nos países desenvolvido   
Nº Habitantes/Médico há mais Nº Habitantes/Médico nos países desenvolvido
Nº Habitantes/cama de Hospital há mais nº de anos de escolaridade obrigatória nos países desenvolvido
Nº jornais diários/1.000 habitantes há mais Nº jornais diários/1.000 habitantes nos países desenvolvido
Nº TV/1.000 habitantes há mais Nº TV/1.000 habitantes  nos países desenvolvido
Nº automóveis/1.000 habitantes á mais Nº automóveis/1.000 habitantes nos países desenvolvido
Proteínas/habitante há mais Proteínas/habitante nos países desenvolvido.


7. Refira as dimensões e os respectivos indicadores considerados na definição dos seguintes indicadores compostos:
NOTA: Veja a Nota Técnica.
a) IDH;
   -Uma vida longa e saudável - Esperança média de vida à nascença
   - Nível de conhecimentos - Taxa de alfabetização de adultos e Taxa bruta de escolarização (TBE)
   - Um nível de vida digno - PIB per capita (PPC em USD)

b) IDG;
-Uma vida longa e saudável - Esperança média de vida feminina à nascença e Esperança média de vida masculina à nascença
-Nível de conhecimentos - Taxa de alfabetização de adultos (feminina), TBE feminina,TBE masculina e Taxa de alfabetização de adultos (masculina)
-


c) IPH-1;
-Uma vida longa e saudável - Probabilidade à nascença de não viver até aos 40 ano
-Nível de conhecimentos - Taxa de analfabetismo de adultos
-Um nível de vida digno - Percentagem da população sem acesso a uma fonte de água melhorada e Percentagem de crianças com peso a menos para a idade

d) IPH-2.

-Uma vida longa e saudável - Probabilidade à nascença de não viver até aos 60 anos
-Nível de conhecimentos - Perecentagem de adultos com analfabetismo funcional
-Um nível de vida digno - Percentagem da população que vive abaixo do limiar da pobreza
-Exclusão Social - Taxa de desemprego de longa duração

8. Justique a construção de dois índices de pobreza diferentes.

9. De acordo com o relatório do PNUD de 2013, o Sul está a aproximar-se do Norte. Refira dois aspectos documentados neste vídeo.



























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